Projeto Educativo

O Projeto Educativo da Formiguinha promove o desenvolvimento pessoal e social da criança, com base em experiências de vida democrática, numa perspetiva de vida para a cidadania.
O Colégio e o Jardim-Escola estão organizados como uma comunidade educativa, onde a interação entre educadores, professores, direção, restantes funcionários, crianças, pais e meio envolvente é constante.
Temos as condições necessárias para que as crianças cresçam felizes, seguras e se desenvolvam harmoniosamente num ambiente equilibrado e estável.
Toda a nossa equipa planeia o seu trabalho, avalia o processo e os seus efeitos no desenvolvimento das crianças, adoptamos uma pedagogia organizada e estruturada, baseada em práticas com sentido para as crianças, valorizando o carácter lúdico de que se revestem todas as aprendizagens, de modo a que sintam prazer em aprender.
Cada criança desenvolve-se num processo de interação social, desempenhando um papel ativo na construção do seu desenvolvimento e aprendizagem, por isso é fundamental partir do que as crianças sabem, da sua cultura e saberes próprios.
O bem-estar e a segurança dependem também do ambiente educativo, onde a criança se sente acolhida, escutada e valorizada o que contribui para a sua auto-estima e desejo de aprender/evoluir. Construímos diariamente um ambiente em que se sente bem porque são atendidas as suas necessidades psicológicas e físicas.
O contexto institucional organiza-se como um ambiente facilitador do desenvolvimento e da aprendizagem, o tempo o espaço e a sua articulação adequam-se às caraterísticas do grupo e necessidades de cada um.

Tudo isto tendo em vista a plena inserção da criança de hoje, futuro adulto na sociedade como ser autónomo, livre e solidário.

Objectivos Educativos

  • Educar para a diversidade fazendo das diferenças um trunfo, explorá-las na sua riqueza, possibilitar a troca, proceder como grupo, entender que os acontecimentos humanos são feitos de avanços e de limites e que a procura daquilo que impulsiona a nossa vida deve orientar-nos para a adoção de práticas pedagógicas, em que as diferenças sejam entendidas como parte da nossa vivência e não como desvantagem.
  • Garantir a qualidade de ensino, optimizando todos os recursos materiais e humanos disponíveis tendo sempre como figura central a criança.
  • Respeitar a individualidade de cada criança
  • Promover o desenvolvimento integral e harmonioso da criança de forma a incentivar a curiosidade, o espírito critico, estimular a criatividade
  • Promover a auto-estima e a auto-confiança
  • Incentivar as famílias no processo educativo de forma a tornar o Colégio um prolongamento da família;
  • Estabelecer relações de efetiva colaboração com a comunidade;
  • Desenvolver a formação moral da criança e o sentido de responsabilidade associado ao da liberdade;
  • Incutir hábitos de higiene e da defesa da saúde pessoal e coletiva;