Atelier Stabilo

09/02/2018

A Stabilo desenvolveu na nossa escola um atelier temático “O autorretrato” dinamizado pelo pintor Pedro Oliveira e por Raquel Viúla com os alunos do 3.º e 4.ºanos. Nesta atividade foi cruzado o trabalho de vários artistas portugueses e também internacionais (Picasso, Andy Warhol, Helena Almeida, Jorge Molder, Almada Negreiros, Frida Kahlo) que serviram de inspiração ao trabalho que posteriormente foi realizado.

O atelier começou com a análise de alguns autorretratos visualizados em powerpoint (desenho, pintura e fotografia) discutindo-se os meios (materiais e suportes) e os seus objetivos. De seguida e com os alunos a trabalharem em pares, foram convidados a falar sobre os seus pontos fortes e sobre o que gostam mais em si, para criarem um autorretrato que cruzasse estas dimensões.

Cada um identificou a melhor característica física e psicológica do colega, escrevendo-a em post-its com cores diferentes que foram colocados à frente de cada um deles para orientação. As crianças foram depois, desafiadas a fazerem o seu próprio autorretrato, começando pelas características que o colega apontou. Para tal, recorreram ao espelho e ao acetato, procurando contornar as feições tal como as viram refletidas, criando depois a sua própria imagem.

O autorretrato é uma forma de arte e de descoberta pessoal que proporciona uma experiência rica, do ponto de vista dos conteúdos e dos materiais que normalmente os alunos não estão habituados a utilizar, nas aulas de expressão plástica.

Todos aderiram com muito interesse e gosto.

Um agradecimento especial aos dinamizadores do projeto e à Stabilo por nos terem proporcionado uma tarde de experiências diferentes e interessantes.

 

Notícias

Comments are closed.