O Dia Mundial da Criança

26/07/2023

No nosso país, o Dia Mundial da Criança celebra-se todos os anos a 1 de junho. Neste dia tradicionalmente oferecem-se presentes às crianças.

Ainda bem que assim é!  Porquê? Porque as queremos sempre felizes.

Contudo, este dia não existe apenas para os mimar, existe também para lembrar que nem todas as crianças do mundo têm todo o conforto e paz que merecem.

O Dia da Criança, celebrado em Portugal no dia 1 de junho, teve origem no final da década dos anos cinquenta para sensibilizar a comunidade internacional para os problemas que atingiam tantas crianças no mundo.

Num panorama fustigado, em termos sociais e humanitários, a Federação Democrática Internacional das Mulheres e a ONU desejaram defender as crianças dessa destruição.

No entanto, ainda hoje estão por cumprir princípios desta declaração. Estes são dias que fazem todo o sentido lembrar enquanto existirem no mundo crianças a quem são negados os cuidados mais básicos – amor, saúde e segurança.

Podemos mimar os nossos, sempre, mas simultaneamente ensinar-lhes quais os seus direitos, e consciencializar das boas ações e da ajuda ao próximo.

O que nos diz a Declaração Universal dos Direitos das Crianças?

“Todas as crianças têm o direito à vida e à liberdade.

Todas as crianças devem ser protegidas da violência doméstica.

Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa a sua cor, sexo, religião, origem social ou nacionalidade.

Todas as crianças devem ser protegidas pela família e pela sociedade.

Todas as crianças têm direito a um nome e nacionalidade.

Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico.

As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais.

Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade.

Todas as crianças têm direito à educação.

Todas as crianças têm direito de não serem violentadas verbalmente ou serem agredidas pela sociedade.”

É deste modo que no Colégio a Formiguinha tentamos sempre fazer deste dia um dia especial, diferente, divertido e ao mesmo tempo consciencializador. O nosso principal objetivo é ter crianças a sorrir, sempre! São estes sorrisos que nos mostram a sua felicidade e nos colocam a nós, adultos, extremamente orgulhosos por cumprirmos o nosso dever.

 

 

Notícias

Comments are closed.