A importância dos Cuidados e das Rotinas em Creche

26/07/2023

As investigações realizadas até ao momento sobre o desenvolvimento das crianças até aos três anos de idade têm enaltecido esta fase de desenvolvimento, como um apoio indispensável às restantes etapas educativas, sendo estas continuadas em casa e ao longo da vida.

A sociedade tem sido cada vez mais consciencializada da importância de investir numa educação de qualidade durante os três primeiros anos de vida, que evite intervenções desnecessárias e adversas nas etapas posteriores.
O contexto educativo em creche deve proporcionar uma prática pedagógica que contribua para a educação das crianças até à entrada em contextos de educação pré-escolar, complementando a educação familiar dada às crianças. Desde o nascimento até aos três anos de idade, os bebés e as crianças pequenas são física, mental e emocionalmente mais vulneráveis e encontram-se
num período de desenvolvimento extraordinariamente rápido e, por isso mesmo, necessitam de uma educação em que as rotinas sejam a base do seu processo educativo e de segurança.

O adulto desempenha um papel crucial no desenvolvimento integral das crianças. As crianças necessitam muito de adultos de confiança para que possam desenvolver competências e construir uma identidade, usando os seus
sentidos para explorarem o meio que as envolve e devendo o adulto apresentar-se como uma base de apoio segura, por meio de uma relação de proximidade em que afeto, conforto e confiança sejam sentimentos sempre presentes.
É neste seguimento que o educador deve organizar uma rotina com momentos de cuidados predefinidos, mas com alguma flexibilidade e aceitação do ritmo de cada criança, que contemplem, acima de tudo, um ambiente caloroso e atento às suas necessidades individuais intercalado com atividades estimulantes de brincadeira, jogo e exploração do meio propiciadoras de desenvolvimento e aprendizagens. Segundo Post & Hohmann (2011) “Uma rotina é mais do que saber a hora a que o bebé come, dorme, toma banho e se vai deitar. É também saber como as coisas são feitas… as experiências do dia-a-dia das crianças são as matérias-primas do seu crescimento”.

 

No berçário, nos vários momentos da rotina, tentamos estabelecer relações próximas individuais, para que as crianças revelem um envolvimento e vontade em participar nas tarefas ao longo do dia-a-dia.
O desenvolvimento de uma rotina de cuidados é o ponto de partida para um ambiente seguro, agradável, confortante, que permite satisfazer as necessidades das crianças, fomentar o seu bem-estar.

 

 

Notícias

Comments are closed.