A importância do momento de repouso…

23/03/2023

A sesta/momento de repouso melhora a atenção, o humor, o comportamento, a aprendizagem, a memória, a regulação emocional, a saúde mental e física e, consequentemente, melhora a qualidade de vida das crianças.
Tal como os adultos, existem crianças que dormem mais do que outras.
Em creche, o sono das crianças é respeitado, tendo padrões diferentes no berçário, uma vez que as crianças têm idades menores e necessitam, em regra, de dormir mais. Existem crianças que necessitam de dormir no período antecedente ao almoço e posteriormente voltam a dormir a sesta. Existem bebés que apenas necessitam de dormir a sesta no período da tarde e ainda outras que necessitam de dormir dois períodos um dia e noutro não. Há bebés que dormem três vezes caso seja necessário.
Quando se fala de repouso, regra geral, este é acompanhado por objetos de transição. São objetos como fraldinhas, pequenos cobertores, chuchas, peluches, etc, que dão a sensação de aconchego à criança.
Segundo Winnicott, nos primeiros meses de vida, graças à atenção e aos cuidados maternos que recebe, o bebé imagina que ele e a sua mãe são um ser único, como se fossem a mesma pessoa. Com o passar dos meses, o bebé vai dando conta da sua individualidade. Mais que isso, o bebé descobre que a mãe nem sempre está presente para satisfazer as suas necessidades e, por isso, acaba por ir buscar um objeto para essa fase de transição. No fundo esse objeto representa o apoio que precisa, especialmente na hora de dormir.
Na Formiguinha tentamos que a creche seja a continuação da família, a continuação da casa do bebé. Respeitam-se ritmos de repouso e todos os hábitos de dormir que já existiam antes da frequência da creche. O momento do repouso é realizado a média luz, em silêncio ou música ambiente para bebés e os mimos dos adultos são repartidos por todos os bebés.
Um bom sono faz com que o bebé esteja mais bem disposto e desperto para as atividades e estímulos oferecidos.
Bons Son(h)os!

Notícias

Comments are closed.