A Música na Creche…

24/02/2023

O baloiçar, o rodopiar, a brincadeira, a alegria começa assim que se ouve uma combinação de sons e ritmos. Música é alegria! É vida!

Enquanto algumas crianças começam a bater palmas, a baloiçar, assim que uma música começa a tocar, outras começam a dançar. Ainda há aquelas que arriscam acompanhar a melodia.

Carmani afirma que a música é uma linguagem bastante expressiva na infância, sendo em determinados casos, até mais eficiente que a linguagem oral.

“A própria fala é carregada de melodia que serve de referência para os pequenos na interpretação ou tradução do que falamos com eles. Individualmente, a criança tem na voz toda a sua identidade social e emocional. Expressar-se através do corpo é intrínseco e instintivo”.

Valorizar e estimular a música desde a primeira infância ajuda ao bom funcionamento de todos os sistemas rítmicos – cardíaco, sanguíneo e respiratório. A música apura a capacidade auditiva e vocal, para além de auxiliar nas relações socioafetivas, enriquecendo e fortalecendo relações com os pares e oferecendo o sentimento de pertença, tão importantes nesta faixa etária.

A música, a exploração de instrumentos musicais, desenvolvem a inteligência, a responsabilidade, o partilhar, a socialização e a desinibição.

Na Sala da Aquisição da Marcha oferecemos diversos instrumentos musicais, cantamos, mimamos canções, dançamos, oferecemos diversos ritmos musicais e diversos sons, o que proporciona consciência espacial, coordenação motora, ritmo, melodia e estimula a memória.

No futuro iremos construir pequenos instrumentos musicais a partir de materiais recicláveis, incentivando a criatividade e estimulando a criança a observar e a estar atento aos diversos sons.

“Panelas, embalagens, grãos, talheres, latas… Tudo carrega diversas possibilidades sonoras, e as crianças captam com facilidade as características de um objeto.  Qualquer batimento rítmico torna-se em música!”.

(Carmini, s/d)

 

 

Notícias

Comments are closed.