Sala Laranja

03/02/2023

Estamos de volta para mais uma notícia…

Falar, ler e escrever em tenra idade, desenvolve um conjunto de estratégias pedagógicas que promovem o desenvolvimento da linguagem e a descoberta da leitura e da escrita enquanto meios de comunicação e de acesso ao conhecimento, fundamentais para a construção sólida dos pilares de literacia nas crianças em idade pré-escolar.

Os conceitos sobre a escrita preveem a facilidade na aprendizagem da leitura e da escrita. O que são os livros? Como se organizam? O que são as letras? O que é ler? O que é uma palavra? São questões para as quais as crianças podem descobrir as respostas corretas muito antes de chegarem ao primeiro ciclo.

As crianças que chegam à escola já familiarizadas com os livros, a escrita e as letras aprendem a ler e a escrever com maior facilidade e rapidez. É assim importante realizar atividades que contribuam para o desenvolvimento de competências de literacia emergente, nomeadamente o léxico, a compreensão da linguagem oral e a capacidade de refletir sobre a língua (morfologia, sintaxe, consciência fonológica).

A casa é a primeira escola da criança. Está provado que um ambiente familiar em que existam livros, se contem histórias desde cedo e se promova uma comunicação livre e profunda é a base dos melhores alicerces cognitivos e emocionais.

No pré-escolar, nomeadamente entre os três e os seis anos, a criança guia-se pelo pensamento simbólico, mágico, intuitivo e animista. É a época das leituras partilhadas, é aqui que está inserido o nosso projeto “Ler em Família”, troca de livros entre a escola e casa. Esta leitura deve ser em momentos ritualizados e livres de pressas, como por exemplo a hora de deitar… Quando a criança pede para ler a mesma história várias vezes, está a organizar o seu raciocínio, há mais facilidade de recontar a história detalhadamente.

Estamos a aprender também as partes do livro (capa, contracapa, lombada, páginas…). Na Sala Laranja temos estado também a aprender quais as letras do nosso nome e a escrever o nome.

Até à próxima notícia.

 

 

 

Notícias

Comments are closed.