Projeto de Artuculação entre o Pré-Escolar e o 1ºCiclo

03/02/2023

Somos os meninos da sala verde, os finalistas da pré-escolar. Estamos muito entusiasmados com o Projeto de Articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo. Visitámos a sala do 1ºano e a sala do 4º ano onde fomos recebidos com muito entusiasmo e carinho por todos os meninos e pela professora. Fizemos algumas perguntas aos alunos do 4º ano sobre o 1º ciclo e eles partilharam as suas experiências connosco. Explicaram-nos como vai ser o primeiro ano e mostraram-nos os seus primeiros trabalhos. Também tivemos oportunidade de brincar com diversos materiais que nos ajudam, de forma lúdica, a perceber os conceitos matemáticos.

Assim, satisfizemos a nossa curiosidade de saber como é essa nova etapa. Com as respostas de todos os meninos, ficámos a saber que o 1º ciclo é um desafio muito estimulante e que vamos aprender muitas coisas interessantes como, por exemplo, aprender a ler e a escrever.

O Projeto de Articulação entre os alunos da Educação Pré-escolar e o 1.º Ciclo proporcionar aos alunos uma transição mais eficaz, sólida e simples. Desenvolvem-se estratégias e atividades em conjunto que sejam facilitadoras da sua integração nesta nova etapa do seu percurso escolar.

Para isso, contamos com a participação e colaboração de todos os agentes educativos, com um papel ativo na vida escolar dos alunos.

É um processo em que os docentes do pré-escolar e do primeiro ciclo, enquanto gestores de currículos específicos, estabelecem pontes, debatem e relacionam-se em equipa.

 “A articulação entre a educação pré-escolar e o ensino básico, faz-se de modo a assegurar a continuidade das competências em desenvolvimento, a iniciação às literacias, o acesso gradual da criança aos saberes e processos estruturantes da construção do conhecimento do mundo, nos domínios básicos do saber científico, assim como também na interação com as famílias” (Alarcão, 2008)

Sendo a articulação entre estas duas etapas do percurso educativo um processo contínuo, esta implica uma sequência progressiva, dando a cada etapa a função de completar, aprofundar e alargar a etapa anterior, numa perspetiva de continuidade e unidade global de educação/ensino.

Aos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo compete ter uma atitude proativa na procura desta continuidade/sequencialidade, não deixando de afirmar a especificidade de cada etapa, contudo, produzindo condições para uma articulação entre ambos, não esquecendo de envolver os Encarregados de Educação, as crianças e as suas perspetivas, em todo o processo.

A transição das crianças da Educação Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico é vivida de formas diferentes respeitando sempre a individualidade de cada uma, ainda que, relativamente homogéneas em termos de idade, revelam grande diferença quanto à situação em que cada uma se encontra, pelo que há que ter uma preocupação redobrada neste sentido.

A planificação conjunta da transição das crianças é condição determinante para o sucesso da sua integração na escolaridade obrigatória. Cabe ao educador, em conjunto com o professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico, proporcionar à criança uma situação de transição facilitadora da continuidade educativa. Esta transição envolve estratégias de articulação que passam não só pela valorização das aquisições realizadas pela criança na Educação Pré-escolar, como pela familiarização com as aprendizagens escolares formais.

Pretendemos com esta articulação, “construir uma ponte” facilitadora que promova a entrada para a nova etapa do processo evolutivo da criança. Uma boa articulação vai ao encontro do sucesso dos alunos e provem de uma articulação ativa, lúdica e clara. Sempre numa perspetiva focada para a sequencialidade das aprendizagens no seu todo e não em compartimentos estanques.

A articulação é uma temática que adquiriu, nos dias de hoje, um lugar de destaque no sistema educativo pela necessidade de implementar espaços colaborativos e de intercâmbio entre os diversos níveis de escolaridade, para que as transições entre si se tornem processos mais harmoniosos.

Serra, Costa e Portugal (2004), defenderam que “(…) a escola deve funcionar como um espaço contínuo que a criança deve percorrer, sem sobressaltos e barreiras intransponíveis, desde a Educação Pré-escolar até ao final da escolaridade”.

A articulação faz parte de um processo educativo e de aprendizagem, que tem como objetivo dar continuidade ao longo de todo o desenvolvimento humano e onde cada momento específico deve ser elo de ligação com o seguinte e o anterior.

Até à próxima notícia…

 

 

Notícias

Comments are closed.