Bebés e Texturas

03/02/2023

Os bebés adoram experimentar, tocar, sentir tudo o que os rodeia e é claro que as texturas e as diversas sensações que as mesmas proporcionam são algo porque se interessam sempre.

Afinal o que podemos fazer para que as crianças desde pequenas percebam que existem diversas texturas?

Mal começam a poder movimentar-se sozinhas, as crianças adoram experimentar, tocar, sentir. Nada lhes escapa. Seja um cheiro diferente, uma forma nova, uma forma que consideram estranha ou uma textura que cause uma sensação especial, despertam sempre a sua curiosidade. Tudo o que se encontra no meio envolvente contém coisas novas e, portanto, tudo está por descobrir.

As várias texturas são parte importante dessa aprendizagem e a única forma de aprenderem é a experimentá-las. Como as crianças, apreciam tocar em tudo, é já um fator que favorece essa aprendizagem.

No berçário têm sido oferecidas aos bebés diversas texturas para que os mesmos as possam sentir. São oferecidas em diversas situações: em brincadeira livre, num livro de texturas, com objetos diferentes, com jogos específicos que contém texturas diversas (fofas, ásperas, relevos diferentes, que fazem sons ao toque…).  Estes jogos têm sido vivenciados com grande interesse e entusiasmo por parte dos bebés.

É uma parte importante do desenvolvimento da primeira infância, proporcionando oportunidades para que as crianças usem ativamente os seus sentidos enquanto exploram o seu mundo através de brincadeiras, sendo muito importante para o desenvolvimento cognitivo.

Esta aprendizagem é natural para os bebés, o que faz todo o sentido quando se considera que as competências em que eles se basearão para criar uma compreensão dos objetos, espaços, pessoas e interações ainda precisam ser totalmente desenvolvidas.

Em casa, poder-se-á motivar a criança a aprender e a distinguir as várias texturas através de brincadeiras ativas e direcionadas. A criança irá assim aprender vocabulário novo e desenvolver todos os sentidos, a brincar.

Vamos brincar com texturas?

Notícias

Comments are closed.