Aprendizagens Significativas

10/01/2023

Na sala falamos sobre sólidos geométricos e descobrimos como há diferentes objetos do nosso dia-a-dia que têm o formato dos sólidos que trabalhamos.

 

Descobrimos que as caixas de perfumes podem ter o formato de cubo (se forem perfumes pequenos) ou de paralelepípedos retângulos (se forem perfumes altos). As bolas de futebol e as bolas dos matraquilhos têm o formato de esferas (umas maiores que outras).

No verão comemos gelados e alguns gelados têm um cone tal como o sólido geométrico (cone). E ainda descobrimos na sala que alguns dos nossos estojos têm o formato de cilindros.

 

Depois de descobrirmos os nomes dos sólidos geométricos e de os termos relacionado com os objetos do nosso dia-a-dia, exploramos os sólidos com plasticina e descobrimos termos como “rolam”, “não rolam”, “superfícies planas” e “superfícies não planas”.

 

É cada vez mais importante relacionar as aprendizagens e conteúdos novos com os conhecimentos prévios dos alunos. A partir daí é possível criar aprendizagens significativas, que partam dos alunos e fazer com que os conteúdos sejam mais facilmente adquiridos.

 

Os aventureiros do 1.º ano.

Notícias

Comments are closed.