Afetos…

09/12/2022

É com o nascimento do bebé que os vínculos emocionais se tornam mais fortes, sendo para tal fundamental a disponibilidade dos pais para uma ligação verdadeira com o bebé. Os estímulos sensoriais chegam pelos abraços, pelos mimos, pelo cheiro do bebé, pelo choro e pelos momentos de higiene e alimentação (amamentação e/ou de aleitamento) e são formas privilegiados de comunicação para a construção de uma relação única e especial.

Muitas das vezes, ainda bebé, a criança inicia a sua vida num novo espaço, com novos rostos – o Berçário. No nosso Berçário, a prioridade é sem dúvida o afeto, que é a base de um ambiente acolhedor. Através do afeto, transmitimos a segurança necessária, tão indispensável para a criança e para a família, que nos confia a tarefa de cuidar do seu maior tesouro.

Aqui, no Berçário, para além do carinho e do afeto, temos um olhar direcionado para o desenvolvimento da criança. O movimento livre do bebé é tão essencial quanto o tempo de aprendizagens individuais. O bem-estar emocional dos pais também fazem parte das nossas preocupações. Sentimo-nos satisfeitos, quando temos os “nossos” pais tranquilos e felizes.

Cuidar de um bebé é muito mais do que satisfazer as suas necessidades básicas. Os bebés precisam de se sentir apoiados e desejados. A qualidade do vínculo afetivo que liga o bebé aos seus pais (ou a outros cuidadores de referência) é a base do desenvolvimento de uma personalidade emocionalmente equilibrada e saudável.

O ser humano tem uma tendência inata para o contacto físico e psicológico com outros seres humanos. Nos bebés esse comportamento é ainda mais evidente. O tipo de relação afetiva que os adultos criam com o bebé, irá ser a referência que delimitará todas as relações que irá estabelecer ao longo da vida.

As crianças que recebem afeto lidam melhor com as contrariedades e frustrações, constroem relacionamentos duradouros e seguros, são mais positivas e resilientes e têm maior autoestima.

No berçário não vão certamente faltar “mimocas” para oferecer aos nossos bebés.

 

Notícias

Comments are closed.