Notícia da sala laranja

02/10/2017

E agora mais crescidos… com novas salas, a sala laranja e a sala verde. Estamos todos muito felizes e bem adaptados a estes novos espaços.

Temos um amigo novo o Lourenço e dois amigos que regressaram à nossa escola o Caetano e a Mercedes.

Bem-vindos!!!

Comemorámos o Dia Internacional da Paz, todos vestidos de branco!!! Falamos sobre a importância de respeitar os amigos, saber ajudar os outros sempre que for necessário, resolver as dificuldades a conversar, pedir desculpa quando falhamos, dar abraços e beijinhos.

Com a chegada da nova estação do ano, o outono fomos apanhar folhinhas.

Na sala verde, sala das expressões temos brincado muito e segundo as orientações curriculares para a educação Pré-Escolar, o brincar ao “faz de conta” é uma forma de jogo simbólico em que a criança assume um papel de outras pessoas, animais … para representar situações “reais” ou imaginárias, e exprimir as suas ideias e sentimentos. Este jogo pode ser individual, mas também envolver outras crianças, em situações sociais de representação de diferentes papéis e de desenvolvimento conjunto de uma ação, criando um “enredo” ou narrativa, que vai sendo livremente interpretado e construído pelos intervenientes.

Esta forma de jogo é frequente nas crianças em idade de jardim de infância e desempenha um papel importante no desenvolvimento emocional e social, na descoberta de si e do mundo, no alargamento de formas de comunicação verbal e não verbal, na expressão de emoções (medo, surpresa, alegria, tristeza) e como meio de reequilibrar os conflitos interiores da criança.

A interação com outras crianças, em jogo dramático, permite desenvolver a criatividade e a capacidade de representação, quando os diferentes parceiros recriam situações sociais, tomam consciência das suas reações e do seu poder sobre a realidade, revelando como a constroem e entendem.

Em agosto a nossa amiga Leonor fez anos, no mês de setembro foi a vez da nossa escola Formiguinha, e dos nossos amigos Vasco, Maria, Caetano e Rafael. Estão todos de Parabéns!!!

Até outubro, onde contamos mais novidades…

 

Notícias

Comments are closed.