Mostra de Teatro

16/03/2018

Olá a todos os que seguem as nossas notícias!

Este mês vamos fazer um parênteses, nas notícias que habitualmente escolhemos para partilhar convosco e vamos falar sobre o que é o Projeto “Mostra Teatro Escolas de Sintra 2017”. Possivelmente os vossos filhos já falaram em casa e passamos agora a explicar.

O nosso Colégio foi convidado para fazer parte deste concurso, e no seguimento de algumas formações e esclarecimentos, aceitou o grande desafio. Enquadra-se também no âmbito dos Projetos e aprendizagens que escolhemos para desenvolver este ano lectivo – as Artes.

Fomos contactados pelo Teatro Chão de Oliva, que é um Centro de Difusão Cultural de Sintra e que tem também uma vertente de formação com características pedagógicas. Foi o pioneiro deste projecto alargado às escolas do nosso concelho e é já a 26º Mostra Teatro que faz. Tem entre outras uma parceria com a Câmara Municipal de Sintra, que destacou alguns elementos que fazem parte de um júri, que vai assistindo ao percurso da história.

Tal como todos os Projetos, este também tem objectivos gerais que são:

  • promover nos intervenientes, competências transversais tendo como eixo motivador a expressão dramática;
  • promover o desenvolvimento integral do aluno, que deve ser o centro da ação;
  • potenciar o respeito pelo trabalho em grupo;
  • privilegiar o percurso e não o resultado final;
  • criar hábitos associados à metodologia de trabalho de projeto.

Este “ Mostra Teatro” tem várias fases de desenvolvimento e a primeira foi lançada em cada uma das salas numa “Chuva de Ideias”, o que vamos fazer? Qual o tema que gostariam de ver abordado e transformado num envolvimento de dramatização e um misto de expressões? Não foi fácil, tratando-se de um colégio inteiro a participar… Sim, desde o pré- escolar (3, 4 e 5 anos), até ao 1º ciclo todos num palco, com uma história única!!! De certo vamos ganhar pela diferença!!!

Segunda fase, a interligação, escolhas musicais e adaptações do enredo, que foram surgindo e que faziam mais sentido para cada um, escolhendo a personagem que gostaria de representar.

Terceira fase, o nome da história – S.O.S PLANETA!

Estamos agora numa fase de ensaios, para depois prosseguirmos para a execução de acessórios, guarda-roupa, cenários…

Quando tudo isto estiver muito bem ensaiado e os adereços executados, será feita uma apresentação a toda a comunidade educativa, num local e data a confirmar e com um Júri a assistir também!!!

PORQUE somos assim, “Metemos mãos à obra, imaginação e criatividade a todo o vapor…”

PORQUE toda a equipa de DIREÇÃO/ALUNOS/EDUCADORAS E PROFESSORES está implicada neste projecto, só faz sentido para todos nós, também e sempre, com o vosso apoio e colaboração.

Beijinhos de todos nós e até o próximo mês!!!

 

Notícias

Comments are closed.