A Importância do Xadrez no Processo Ensino - Aprendizagem

09/03/2018

A sala do 1ºano teve uma aula aberta de xadrez aos pais e familiares.

Começámos o dia de forma muito divertida e tivemos oportunidade de mostrar o quanto gostamos e aprendemos com esta atividade.

O xadrez é importante para a criança, pois ajuda a estruturar o seu raciocínio e arranjar mecanismos simples que elas apreendem e que podem aplicar na vida e no dia a dia.

O xadrez é um jogo de estímulos e respostas para problemas, desenvolvendo assim a capacidade cognitiva da criança. Pedagogicamente, o xadrez faz parte do currículo escolar básico. Vários projetos oficiais apontam melhoras significativas sobre alguns aspetos, tais como: memória, imaginação, concentração e inteligência.

O xadrez,é muito trabalhado na área de Matemática, tal como qualquer jogo de estratégia

Na aprendizagem da matemática, como em qualquer outra área, as crianças são muito dependentes do ambiente e dos materiais manipuláveis que têm à  sua disposição.Neles, a criança deverá encontrar resposta à sua necessidade de exploração,experimentação e manipulação.

E porque o xadrez é um jogo de desenvolvimento mental e psicológico que auxilia na formação cognitiva e do caráter do indivíduo.

   Aqui fica um apelo a todos os intervenientes na educação das crianças. “Vamos ajudar os nossos alunos a gostar e praticar cada vez mais e em conjunto o Xadrez”.

 

As Formiguinhas do 1.º ano.

 

Notícias

Comments are closed.