Notícia da sala laranja

16/02/2018

No dia 2 de fevereiro convidámos os avós para virem à nossa escola. Preparamos umas lengalengas e trava-línguas e também fizemos a divisão silábica dos nomes dos avós com a ajuda da terapeuta da fala Ângela. Os avós tiveram ainda oportunidade de explorar a nossa sala das expressões. Obrigada avós por estes momentos tão especiais. Com estas atividades promovemos a interação entre a escola e a família e valorizamos o papel dos avós.

No dia 5 de fevereiro tivemos a segunda atividade integrada no Projeto de articulação entre a educação pré-escolar e o 1º ciclo. Nós os 5 anos fomos à sala do 4º ano, onde fomos recebidos pela professora Mila com muito entusiasmo. Fizemos uma ficha de Português com muito empenho, estamos a preparamo-nos para ir para o 1º ciclo.

E continuamos com o Projeto das Artes na Sala Laranja, desta vez foram outros pais a participar. A mãe da Nicole, veio ensinar-nos a fazer bijutaria, cada um escolheu as missangas que queria e fazia os enfiamentos para construir um colar ou pulseira. Participamos com muito entusiasmo, esta atividade desenvolve a motricidade fina e a coordenação óculo manual.

A mãe da Maria criou a companhia de teatro ”BLÁBLÁ” montou o cenário, deu-nos um bilhete, contou e dramatizou a história “A menina mentirosa”. Gostámos muito e de seguida também quisemos representar a história. Com as histórias e as dramatizações aprendemos novo vocabulário, desenvolvemos a linguagem e aprendemos a falar para o grande grupo e a desinibirmo-nos.

A mãe do Manuel veio fazer uma experiência, cada um de nós fez um pega monstros. Foi uma atividade diferente e muito interessante, no final cada um de nós ficou com um pega monstro para levar para casa para brincar. Com esta atividade despertámos a curiosidade pela cultura científica e adquirimos novos conhecimentos e identificámos características dos materiais.

Obrigada a todos por estes momentos fantásticos.

No dia 6 de fevereiro fomos ao museu Anjos Teixeira em Sintra, primeiro visitámos o museu onde vimos várias esculturas que podíamos tocar e outras não. De seguida fizemos um atelier “caras, carinhas e carantonhas” onde tivemos oportunidade de escolher: olhos, boca, nariz etc. e de criar uma cara. Construímos ainda com diversos materiais pequenas esculturas.

Em fevereiro também brincámos ao carnaval, as crescidas representaram a história “Cuquedo e um amor que mete medo” e nós caraterizamo-nos do que mais gostávamos. Estávamos todos muito giros.  O nosso amigo Rafael foi eleito um dos Reis do carnaval da Formiguinha

Beijinhos e até à próxima notícia…

 

Notícias

Comments are closed.