Noticia outubro-Sala do 3ºano

13/10/2017

Este mês já desenvolvemos várias atividades mas vamos comentar a utilização do dicionário nas aulas e a aprendizagem da numeração romana.

Os alunos perceberam que o dicionário é um recurso importante para ser consultado quando surgir a necessidade de procurar uma palavra de significado desconhecido.

O que conhecemos hoje como dicionário, ou seja, a criação de verbetes (palavras com seus usos e significados correspondentes), surgiu ainda na Antiguidade Clássica, na Grécia, durante o século I. Porém, a primeira obra moderna tal como conhecemos atualmente foi criada em Inglaterra. A história da edição do primeiro dicionário em língua portuguesa teve início no século XIX.

A nossa língua tem sofrido muitas mudanças pois vão surgindo novas palavras, outras caem em desuso e desaparecem. Contudo, as palavras não morrem, podem perder o uso, mas continuam guardadas e é o dicionário que faz com que elas existam.

Para dar uso a este livro e para melhor entendermos a sua estrutura e regras revemos a ordem alfabética das palavras. Jogámos, em grupo e com diferentes coordenadores, ao Jogo do Dicionário. Foi desta forma divertida que aprendemos alguns vocábulos interessantes e desconhecidos até à data.

Os números tal como as letras não existem desde sempre. Ao longo da história, as pessoas foram inventando diferentes símbolos para representar os números. Na sala, descobrimos regras de formação de números e escrevemos outros mas, o mais interessante, foi a aprendizagem da numeração romana e a sua utilização ainda nos dias de hoje. Estudámos os Romanos através do soldado Marcus que nos explicou a romanização na Península Ibérica e apercebemo-nos da importância deste povo na nossa cultura.

Até para o mês que vem.

Notícias

Comments are closed.