Sala do 1ºano

02/10/2017

 

Este é o nosso  Projeto !

Vamos todos fazer PLIM!

Já estamos no 1.º ciclo!

Estamos felizes e contentes nesta nova etapa das nossas vidas! Já começámos a cumprir e a estabelecer tarefas na sala de aula e fora dela.

Queremos muito aprender coisas novas e estamos a mostrar muito interesse e empenho. Afinal já somos mais crescidos!

A transição do pré-escolar para o 1.º ciclo é vivida, sobretudo pelos pais, com alguns receios e angústias. Esta nova etapa constitui um fator de descoberta porque é considerada como uma transição do lúdico para o trabalho mas também como a passagem para uma fase mais “séria” das vidas dos filhos. Os pais e professores devem, por isso, transmitir à criança segurança e tranquilidade relativamente a esta nova etapa de vida, uma vez que, ao fazê-lo, estarão a ajudá-la a viver com naturalidade e descontração este momento de transição.

Na verdade, as crianças adaptam-se facilmente com mais rapidez que os adultos a novas situações. De qualquer forma, os pais, podem usar várias estratégias no sentido de facilitar todo este processo, dando sempre uma imagem positiva da escola e do professor. Assim estarão a ajudar as crianças a ultrapassarem sentimentos de insegurança e de dúvidas.

Com a entrada no 1.º ciclo, a criança assume um novo estatuto, uma vez que, além de “criança”, passa a ser também “aluno”. Este novo estatuto implica o surgimento de um mundo de novas expectativas por parte de todos os envolventes.
Não há dúvida que os primeiros anos de escolaridade são de uma importância fundamental, uma vez que constituem os alicerces para as aprendizagens futuras por isso devem ser bem trabalhados para que possam existir boas aquisições.

Todos juntos vamos conseguir realizar os sonhos de podermos ver crescer com alegria e felizes as nossas crianças!

As formiguinhas do 1. ano

 

 

Notícias

Comments are closed.