Formiguinhas no 2.º ano

02/10/2017

Regressámos…e já estamos no 2.º ano!

Este ano temos mais duas Formiguinhas na nossa sala, o Alexandre e o Rafael, já são nossos amigos e estão a gostar do nosso Colégio, bem-vindos J !

As férias foram fantásticas, regressámos com uma bagagem cheia de bons momentos vividos na praia, no campo, quer com familiares, quer com amigos. São tantas as boas recordações que é até complicado explicar pormenorizadamente cada aventura.

Voltámos à escola, agora no 2.º ano, estamos mais crescidos e com mais conhecimentos.

Será que neste momento, já temos esta rotina bem estruturada?

É importante que, antes das férias terminarem se comecem a retomar alguns hábitos essenciais que facilitarão o regresso às aulas, nomeadamente:

  • Ajustar Horários ao deitar e ao levantar que necessitam ser reprogramados com tempo e de forma gradual, de forma a que não seja tão difícil na altura do início das aulas.
  • Ter Motivação para sair do modo férias e entrar no modo aulas, repleto de tarefas a cumprir e compromissos, por vezes pode parecer difícil é importante folhear os novos manuais escolares e descobrir o que vamos aprender.
  • Conquistar o Método, um ano letivo bem-sucedido exige método, estabelecer os horários de estudo através da realização de esquemas, resumos, praticar fazendo exercícios, etc. No método está ainda englobado o local habitual de estudo, que é importante que tenha todas as condições necessários para o estudo tranquilo, desde as condições do espaço físico, até às condições de luminosidade e ruído.
  • Valorização das melhores competências do enquanto aluno, valorizar a assiduidade as técnicas de desenho, a leitura, as amizades o modo como pensa.

Esta rotina é importante pois é indispensável para os desafios que o ano letivo representa. É importante que estas rotinas também existam fora do horário das aulas, bem como, o tempo para os intervalos, que são tão importantes como o período de estudo em si e que devem ser contemplados. É importante que, após um dia de aulas e de estudo, haja espaço diário para a descontração e para que os mais novos possam ter algum tempo a realizar as atividades que mais gostam, pois estas são imprescindíveis para manter uma atitude motivadora e empenhada face às exigências do ano letivo.

A todos um excelente ano letivo!

Notícias

Comments are closed.